TRANSLATE

terça-feira, 19 de abril de 2011

Antes da chegada do nosso cachorrinho devemos preparar a casa para a "grande mudança", por isso aqui ficam algumas dicas:

Não Esquecer
• Da sua tranquilidade: deve ter um ambiente seguro e tranquilo, sem elementos perigosos como os cabos eléctricos e maquinaria semelhante.
• Do seu cantinho: o cesto deve estar estrategicamente situado, para permitir que se refugie e se sinta seguro.
• Da sua higiene: deve ter um recipiente com água limpa sempre à sua disposição, junto ao comedouro. E escovagem e asseio quotidiano.
• Da sua sociabilização: é conveniente que variadas pessoas o segurem nos braços com delicadeza, que o acariciem, que se vá acostumando aos ruídos de determinados aparelhos domésticos, como aspiradores, máquinas de lavar, etc.

Prevenção

- Previna acidentes inesperados

- Guarde em lugar seguro os sapatos e os objectos que o cachorro possa morder.
- Tire do seu alcance os produtos venenosos, como insecticidas, fertelizantes, detergentes, etc.
- Evite que ele tenha ao seu alcance objectos cortantes ou outros perigosos como pregos, alfinetes, etc.
- Desligue da corrente os cabos eléctricos que ele possa morder (inclusive, se for possivel, esconda-os).

O primeiro dia em casa
A melhor hora do dia para levar um cão para casa é pela manhã, para que ao chegar tenha tempo suficiente para inspeccionar o seu novo habitat e para satisfazer a sua curiosidade. Assim, á noite estará rendido e irá permitir-nos dormir.
Nunca se esqueça de lhe renovar a água quando chegar a casa, pois os cães necessitam de beber com muita frequência. Também não deixe que as crianças o aborreçam continuamente ou que o levem de casa em casa para o mostrar aos seus amigos.

No primeiro dia o cachorro necessita de tranquilidade para se habituar ao seu novo lar. Tempo não faltará para o mostrar a toda a gente. Não se assuste se durante as primeiras noites ele chorar inconsolavelmente, com aquelas queixas desoladoras que nos partem o coração, pois ele está simplesmente a expressar o seu desejo de não ficar sozinho.

Labrador o único!
A primeira vista o Labrador parece insignificante, mas tornou-se mundialmente popular, as suas características únicas. Consegue manter a sua serenidade mesmo no maior dos caos, tem uma capacidade de adptação única e é muito dedicado à família.
Desde do principio do século XX que os europeus reconhecem as qualidades deste cão allround! Recrutou na Primeira Guerra Mundial junto da aristocracia e dos caçadores, entregavam informações, transportavam medicamentos e procuravam subterrados. Devido ao seu temperamento equelibrado e a sua resistência começaram a ser usados como cães guia para cegos. Mas, sempre disposto a aprender revelou-se também, para descobrir os afogados debaixo de água e arrasta para terra as pessoas em perigo de naufrágio que entram em pânico, após avalanches, terramotos ou outras catástrofes naturais, procuram os soterrados. Persistente e companheiro é preferido na polícia e nos serviços de alfândega. Para além de tudo isto continua a efectuar a sua tarefa de ajudante de caça, na procura de aves aquáticas.
A única coisa para a qual não é adequado é para cão de guarda, apesar de vigiar com grande atenção, diificilmente pode vir a ser um cão «mordedor», devido ao seu alto limiare de excitação e à sua falta de agressividade.


Estalão da Raça
Um Labrador "Ideal" deve ter o seguinte aspecto:
  • deve ter uma altura ao garrote de 54-57cm, é um cão de tamanho médio;
  • um crânio largo, que se adelgaça ligeiramente na direcção do focinho;
  • olhos de tamanho médio, castanhos, cor de avelã ou pretos são os preferidos, embora, também existam Labradores de olhos azuis ou verdes devido á posterior popularização da raça;
  • as maxilas e os 42 dentes, são fortes e talhados de modo perfeito em forma de tesoura;
  • as orelhas estão implantadas no alto e para trás;
  • o pescoço forte não deve ter «papadas», mas ter a pele lisa e tensa, repusando sobre duas espádulas longas e inclinadas;
  • a linha dorsal é direita e não descai para a cauda (exemplo do Pastor Alemão);
  • a cauda é muito grossa na base, vai adelgaçando em direcção à ponta e está coberta com pêlo curto e denso;
  • a sua estrutura aponta para um cão trabalhador, resistente, que avança com passos que não são muito rápidos, mas de grande alcance;
  • o pêlo é curto, denso e liso, tem uma subpelagem resistente a todas as temperaturas, coberto com pelagem forte, sem pêlos compridos e sedosos, isto, faz dele um cão que, não precisa de escova nem de banho! (embora seja aconselhada uma escovagem semanal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário