TRANSLATE

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como escolher um filhote de labrador

  • CUIDADOS - MANEJO


  • Como escolher um bom filhote?
    O mais importante é tentar conhecer bem os pais de seu filhote, características físicas e comportamentais. Visitar os canis, conversar bastante com cada criador e selecionar entre os que lhe parecem mais confiáveis. Informe-se com amigos e conhecidos que tenham Labrador e veja se estão satisfeitos, o boca a boca continua sendo o mais eficiente.
    O tempo de criação é um fator importante, pois às vezes alguns menos experientes fazem acasalamentos não recomendados - apenas por ignorar o correto e não por maldade ou visão estritamente lucrativa - além de não conhecerem profundamente as linhagens com as quais estão lidando.
    Tudo o que lhe for dito ou prometido deve ser comprovado. É frequente ouvirmos relatos de pessoas que compraram filhotes com pedigree (e pagaram mais por isso) e após meses descobriram que os filhotes nem sequer tinham sido registrados! Ou pais que os vendedores alegavam ter controle de displasia , mas nunca entregaram uma cópia do laudo aos compradores do filhote. Filhotes de Campeões (que sempre custam mais) que quando chega o pedigree o comprador descobre que não eram Campeões, peça cópia do título homologado ou da solicitação de homologação protocolada pelo Kenel Clube. Lembre-se, um filhote com pedigree, cujos pais têm controle de displasia e títulos de Campeões devem vir acompanhados de cópias destes documentos.
  • Precisam de muito espaço? São limpos? Como ensinar a fazerem as "coisas"no lugar certo?
  • O espaço ideal depende muito do tipo de vida que ele terá, e qual o acesso à casa lhe será permitido. Ele ficará a maior parte do tempo solto pela casa ou será confinado?
    Os labradores se adaptam super bem dentro de casa e/ou no quintal, desde que tenham contato e companhia dos donos. É bom acostumá-lo desde cedo a ficar fora de casa a fim de evitar manhas. Os Labradores, de maneira geral, são muito asseados. Nunca sujam o local onde dormem, portanto aconselho um amplo espaço onde ele poderá habitar/dormir e também se aliviar.
    Assim que ele chegar a sua casa já o leve ao local escolhido como "banheiro"e fique com ele lá até que se alivie. Faça muita festa para que entenda que fez o certo. Caso ele suje onde não devia, imediatamente dê-lhe bronca. Ele precisa saber desde o início o que pode e não pode fazer. O básico é encorajá-lo quando certo e repreendê-lo quando errado.
    Não se esqueça que ele deve ter acesso à água, sempre na sombra e trocada com freqüência
  • Morar em apartamento. O Labrador é recomendável ? Ele se adapta bem?
  • Sinceramente não! A convivência e adaptação dependerá muito mais da família do que do cão, pode ter certeza. É indicado apenas se seu estilo de vida permitir dedicação
    Avalie bem todas as vantagens e desvantagens. É uma opção de vida ter cães grandes em apartamento, independente do tamanho do imóvel. É perfeitamente possível e gostoso ter um Labrador em apartamento, mas exige certo esforço de sua parte e uma rotina espartana. Tenha em mente que sua vida vai mudar, o cão precisa aliviar o stress, gastar energia, se sentir útil, brincar, correr, etc. Caso contrário seu lar vira um brinquedo! Os passeios têm que ser religiosamente diários e de preferência mais de 2X por dia.
    O lado bom é fácil! Labradores são queridos, deliciosos, inteligentes e limpos. Morando em apartamento inevitavelmente estarão muito próximos aos donos o que facilita a educação e treinamento. Não me preocupo tanto com o espaço físico, pois alguns cães que nunca chegaram perto de um prédio muitas vezes habitam espaços mínimos no jardim.
    No começo tudo é lindo; passear várias vezes é divertido, levá-lo para aliviar-se na rua é um acontecimento. O primeiro móvel roído é imediatamente perdoado e esquecido. O cheirinho de cachorro no tapete e na área de serviço são contornáveis/enganáveis com produtos de limpeza,etc. Detalhe: estes produtos podem dar alergia nele...
    Depois de poucos meses o que era divertido passa a ser uma obrigação... vem a preguiça de sair com ele porque está chovendo, amanhã não dá tempo, no feriado estava frio e por aí vai... O bicho vai ficando estressado e por total falta do que fazer passa a roer as coisas, detonar o apartamento para chamar atenção e preencher o tempo ocioso. Sem passear o animal irá sujar o apartamento, sem gastar energia vai arrumar outra maneira de extravasar. Antes ele sabia que tinha uma rotina, horários pra passear, ver movimento, se distrair e fazer exercício.
    Se você tem certeza absoluta que ter um Lab em apartamento será um prazer e não um incômodo, então não vejo problema. Se julgar que está preparado para enfrentar isto tudo, vá em frente. Mas se tiver uma mínima dúvida: por favor não o faça, será ruim para você e para o cão.

2 comentários: