Um comercial que afirma ser o
primeiro direcionado não apenas aos telespectadores humanos, mas também
aos caninos, estreou na TV britânica na noite da última segunda-feira.
A peça combina sons de sinos, assobios e latidos
com emissões de alta freqüência – entre 18 mil e 20 mil hertz –
inaudíveis para a maioria das pessoas, mas perfeitamente claras para os
cães.
A veterinária e porta-voz da empresa anunciante,
a fabricante de comida para cachorros Bakers, disse que o objetivo do
comercial é ser divertido e levar os animais a interagir com a TV e com
seus donos.
"É tudo uma questão de tom e altura", disse à
BBC Zara Boland. Ela acrescentou que é possível que pessoas mais jovens
escutem as "mensagens secretas" para os cães, mas não soube dizer até
que idade.
"Não se trata de aumentar o volume, que poderia ir longe demais. Não há nada (no anúncio) que cause dano."
Teste
Para testar o comercial, a BBC pediu a uma
telespectadora que adora ver televisão acompanhada de seus cães que
assistisse à peça no dia de sua estreia.
Lisa O’Connor, 27, é dona de Mylo, um pug de
dois anos de idade, e Toby, um cruzamento de Jack Russell que só tem
três pernas, ambos resgatados de instituições para cães abandonados.
Até os primeiros dez segundos, o comercial
prometia ser um fracasso. Entretanto, quando começaram os latidos e
ganidos, os cães não conseguiam parar quietos.
Normalmente calmo, Toby se sentou nas patas traseiras e passou um longo período com os olhos fixos na TV.
"Fiquei surpresa com Toby. Ele nunca reage assim à televisão", disse Lisa. "Mas Mylo não parece muito interessado."
Ela afirma que "definitivamente" o anúncio a
levaria a comprar o produto anunciado. "Mas também poderia ser
irritante, e o telespectador pode simplesmente abaixar o volume da TV."
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