TRANSLATE

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Labrador - Cão ideal pra quem gosta de ter o amigo canino sempre perto


labrador2

“Ágil, com excelente faro, apaixonado por água, grande capacidade de adaptação, companheiro fiel, inteligente, com muita vontade de agradar e sem traços de timidez.” É dessa forma que a Confederação Brasileira de Cinofilia descreve o comportamento do labrador, uma raça que vem ganhando cada vez mais admiradores no Brasil.
O labrador é o cão ideal para pessoas que realmente gostam de cachorro. Aprecia muito a companhia do dono e tende a ficar deprimido e/ou entediado quando é deixado sozinho. Geralmente, é aí que conhecemos a capacidade de destruição de um labrador! Eles começam a procurar coisas para fazer e acabam pegando alguns objetos da casa para se distrair. Por isso, se você pensa em adquirir um labrador, terá que disponibilizar um tempo para brincar e interagir com seu amigo. É uma raça de comportamento ativo, sendo assim precisa de exercícios regulares. Também precisa de brinquedos interessantes e que possa destruir sem que afete sua saúde.
A raça pode apresentar uma predisposição a desenvolver a displasia coxofemural. Por isso, ao adquirir um filhote, peça os testes dos pais para esta doença. É desejável que os pais apresentem a letra A, ou, no máximo, B, como resultado deste teste. Animais C apresentam grandes chances de desenvolver a doença e, consequentemente, seus filhotes também ficam mais suscetíveis. O seu cão também deve ser submetido a este teste, especialmente se estiver com algum sintoma. Esta doença se caracteriza pela má formação da articulação coxofemural, isto é, a inserção do membro traseiro na cintura pélvica. O animal afetado começa a sentir dor e mancar quando anda, principalmente nos pisos mais escorregadios. Por isso, é importante que seu labrador não fique acima do peso, e faça exercícios regularmente, de preferência em pisos ásperos, que não escorregam.
O labrador é um ótimo cão para companhia. É muito inteligente e aprende com facilidade. Para que a relação seja sempre sadia, procure satisfazer as necessidades de seu amigo, tanto em relação a abrigo, alimento e água fresca, como cuidados com saúde, educação, afeto e muito carinho.
---
Texto: Caroline Serratto (Adestradora Cão Cidadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário