TRANSLATE

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cães podem ajudar na cura de doenças


       Nossos melhores amigos são mais parecidos conosco do que se poderia imaginar. Os cães podem trazer uma série de benefícios terapêuticos aos humanos e, de acordo com alguns estudos, tais semelhanças podem ser a chave para descobrir a cura para algumas doenças.
      Segundo o jornal americano Sun Herald, a composição genética dos seres humanos e dos cães são 85% similares, e ambas as espécies sofrem cerca de 400 tipos das mesmas doenças. Os cientistas estão encontrando uma forte ligação entre a saúde humana e a animal. Constatou-se que a saúde dos cachorros pode afetar diretamente a dos humanos.
      A American Kennel Club Canine Health Foundation realizou estudos que revelaram resultados surpreendentes. Os pesquisadores conseguiram isolar o gene que provoca cegueira noturna em cães da raça Briard. Eles descobriram que o mesmo gene também era responsável pela amaurose congênita de Leber, uma doença humana que tem início na infância e causa cegueira na idade adulta se não tratada. Devido a esta pesquisa, a terapia gênica tem sido desenvolvida para tratar os jovens com a doença.
Outros pesquisadores conseguiram isolar um o gene que causa a doença na medula espinhal dos cães, como a doença de Lou Gehrig nos humanos, um tipo de esclerose. Em razão dessas semelhanças entre cachorros e humanos, há esperança de que a evolução no tratamento da doença canina ajude na investigação da doença de Lou Gehrig em humanos.
Pesquisas sobre câncer em cães também estão relacionadas diretamente com a investigação da doença nos humanos. Como a longevidade dos animais é menor, os cientistas podem estudar o câncer mais neles e conseguir resultados mais rápidos para a cura nos humanos.
Fonte: PetMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário