TRANSLATE

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nutrição e Treino de cães

Cálcio e vitamina D

Hoje em dia há um crescente aumento de suplementos vitamínicos em lojas especializadas para cães, especialmente contendo cálcio e vitamina D. O cálcio é muito importante, pois além de conferir rigidez aos ossos ele é necessário para a contração dos músculos, coagulação do sangue, excitação nervosa entre outros, mas sua falta, como sua super-suplementação, pode ser muito prejudicial. Já a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino e participa da formação do tecido ósseo.
O que provoca o excesso e a falta de cálcio?
Excesso de cálcio: Todas as rações fabricadas já têm o nível necessário para o crescimento e manutenção animal sendo desnecessária sua suplementação. A suplementação de cálcio pode interferir no processo de crescimento e modelamento da forma dos ossos, associada à obesidade pode trazer muitas doenças como: alterações esqueléticas e articulares, retardo do crescimento agravar uma displasia coxofemoral entre outras.
Falta de cálcio: A falta de cálcio na dieta poderá causar enfraquecimento dos ossos, entortamento das pernas, além cão ficar mais propenso a fraturas.
O que provoca o excesso e a falta de vitamina D?
Excesso de vitamina D: Aumenta a absorção de cálcio, provocando seu deposito em locais inadequados como: artérias, coração e músculos.
O mais adequado para você que quer seu cão adulto ou filhote crescendo saudável e com um bom nível de nutrientes, é dar uma boa ração de uma marca de confiança conforme o peso e idade do filhote, essa ração já irá apresentar um bom nível de nutrientes com uma ampla margem de segurança para diversos nutrientes como cálcio e a vitamina D. As diferenças entre as principais rações no mercado são a matéria prima, os ingredientes usados e os níveis energéticos e protéicos.
Quando fazer uso de suplementação de cálcio?
Só pense em fazer uso de suplementação de cálcio caso seu cão se alimente de ração caseira, no mercado temos uma variedade de suplementos à base de cálcio.
Suplementação durante a gestação
A suplementação na gestação principalmente de cálcio e vitamina D pode acarretar problemas como calcificações metastáticas e deformidades fetais. Existem inúmeros estudos mostrando que a super-suplementação como a falta de cálcio no pré parto pode provocar diversos distúrbios entre eles a eclampsia.
Na gestação ocorre uma maior necessidade de calorias e nutrientes como cálcio e vitamina D, que serão supridos naturalmente pelo maior apetite da fêmea durante a gestação e a lactação.
Guilherme Villaboim de Carvalho é nutricionista especialista em condicionamento físico canino, criador de cães proprietário do canil HardGameness.

Nenhum comentário:

Postar um comentário