Cálcio e vitamina D
Hoje em dia há um crescente aumento de suplementos vitamínicos em  lojas especializadas para cães, especialmente contendo cálcio e vitamina  D. O cálcio é muito importante, pois além de conferir rigidez aos ossos  ele é necessário para a contração dos músculos, coagulação do sangue,  excitação nervosa entre outros, mas sua falta, como sua  super-suplementação, pode ser muito prejudicial. Já a vitamina D aumenta  a absorção de cálcio no intestino e participa da formação do tecido  ósseo.
O que provoca o excesso e a falta de cálcio?
Excesso de cálcio: Todas as rações fabricadas já têm  o nível necessário para o crescimento e manutenção animal sendo  desnecessária sua suplementação. A suplementação de cálcio pode  interferir no processo de crescimento e modelamento da forma dos ossos,  associada à obesidade pode trazer muitas doenças como: alterações  esqueléticas e articulares, retardo do crescimento agravar uma displasia  coxofemoral entre outras.
Falta de cálcio: A falta de cálcio na dieta poderá  causar enfraquecimento dos ossos, entortamento das pernas, além cão  ficar mais propenso a fraturas.
O que provoca o excesso e a falta de vitamina D?
Excesso de vitamina D: Aumenta a absorção de cálcio, provocando seu deposito em locais inadequados como: artérias, coração e músculos.
O mais adequado para você que quer seu cão adulto ou filhote  crescendo saudável e com um bom nível de nutrientes, é dar uma boa ração  de uma marca de confiança conforme o peso e idade do filhote, essa  ração já irá apresentar um bom nível de nutrientes com uma ampla margem  de segurança para diversos nutrientes como cálcio e a vitamina D. As  diferenças entre as principais rações no mercado são a matéria prima, os  ingredientes usados e os níveis energéticos e protéicos.
Quando fazer uso de suplementação de cálcio?
Só pense em fazer uso de suplementação de cálcio caso seu cão se  alimente de ração caseira, no mercado temos uma variedade de suplementos  à base de cálcio.
Suplementação durante a gestação
A suplementação na gestação principalmente de cálcio e vitamina D  pode acarretar problemas como calcificações metastáticas e deformidades  fetais.  Existem inúmeros estudos mostrando que a super-suplementação  como a falta de cálcio no pré parto pode provocar diversos distúrbios  entre eles a eclampsia.
Na gestação ocorre uma maior necessidade de calorias e nutrientes  como cálcio e vitamina D, que serão supridos naturalmente pelo maior  apetite da fêmea durante a gestação e a lactação. 
Guilherme  Villaboim de Carvalho é nutricionista especialista em condicionamento  físico canino, criador de cães proprietário do canil HardGameness.








 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário