TRANSLATE

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Exercícios no inverno: primeiros cuidados antes de sair passear com seu amigo canino


Deixe a preguiça de lado e saia para uma boa caminhada com seu cão. Na época mais fria do ano, muitos de nós abandonamos as academias de ginástica e ficamos um pouco mais na cama. Exercícios ao ar livre não parecem tão tentadores quando bate aquele vento gelado e o dia surge meio cinzento. No entanto, muitos de nós temos um estímulo para vencer a preguiça e sair para uma boa caminhada: nossos cães.
ELES precisam daquele exercício diário, independente da época do ano. 
HIDRATAÇÃO
É importante hidratar o animal antes e durante o tempo de treinamento, em intervalos que vão de acordo com a necessidade de cada um e ao termino do exercício. É preciso saber que durante o exercício, independente da estação do ano, a dosagem de água neste momento deve ser baixa. Ou seja, ofereça uma hidratação leve ao cão durante a prática dos exercícios para que ele não se sinta desconfortável e venha a desencadear algum problema pela ingestão em excesso de água.

ALIMENTAÇÃO
O animal nunca deve praticar exercícios logo após se alimentar. O ideal é dar um intervalo de aproximadamente uma ou duas horas entre a refeição e o treino – assim há tempo suficiente para a digestão completa.

MELHOR HORÁRIO
No inverno os horários para os passeios ficam menos restritivos. O ideal é não levar o animal para passear ou fazer atividade física quando estiver muito frio. Os cães de pelo curto, idosos ou que têm problemas articulares precisam de atenção especial nessa época.

PROTEÇÃO CONTRA O FRIO
O uso de roupas depende do animal, do tipo de atividade que ele vai fazer e também do tipo de vestimenta. O proprietário deve acreditar no bom senso. Roupas de plástico, por exemplo, não são recomendadas. Nos exercícios menos vigorosos não há muita interferência, já nos exercícios mais pesados o animal pode se sentir um pouco incomodado com a roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário