TRANSLATE

quinta-feira, 31 de março de 2011

Estudo da inteligência da raça Labrador:

Cães inteligentes

O psicólogo Howaed Gardner, da Universidade de Harvard, considera a inteligência como uma coleção de habilidades mentais primárias, cada uma delas uma dimensão separada da inteligência múltipla. Seguindo o racíocinio de Gardner para o mundo canino, também é possível determinar diversas dimensões de inteligência canina. Para o psicólogo Stanley Coren, professor de psicologia da Universidade de British Columbia, treinador e especialista em comportamento canino, cães demonstram instintivamente múltiplas inteligências em diversas situações como:

Inteligência espacial: o cão compreende a organização do mundo que o cerca. Saber onde fica a sua guia, o pote de biscoitos e sua cama são demosntrações típicas.

Inteligência de coordenação motora: o cão é capaz de se mover e coordenar seus movimentos com destreza, como nos esportes onde o animal precisa saltar em altura e largura, equilibrar-se sobre uma gangorra, executar um slalom ou participar de concursos de dança com coreografia e tudo!

Inteligência intrapessoal: o cão conhece a si mesmo, suas capacidades e limitações. Um cão que se recusa a pular uma cerca que seja muito alta demonstra conhecimento sobre suas capacidades.

Inteligência interpessoal: o cão se reconhece como criatura social. É evidenciada em cães que interagem com outros e assumem função de líder ou outras dentro da matilha, bem como cães que tentam se comunicar com seus donos.

Inteligência musical: o cão é capaz de reconhecer fatores musicais, como harmonia e tom. A vocalização de sensações, como uivados, seria uma forma de manisfestação desse tipo de inteligência, que tem mais a ver com um membro da matilha dizendo "estou aqui" ou respondendo a um estímlulo do que propiamente um "cão cantor".

Inteligência lógica: cães são capazes de resolver problemas e aplicar estratégias racionais quando se deparam com novas situações. Quando se colocam dois pedaços de carne no chão, independente do tamanho delas, o cão abocanhará primeiro a que estiver mais perto - ele corre menos risco de perdê-la. Se ambas estiverem à mesma distância, ele pegará a maior.

Inteligência línguística: cães são capazes de se comunicar, uma vez que são animais sociais. Na natureza, é possível observar cães selvagens e lobos se organizarem para caçar, administrar posições sociais e divisão de tarefas, o que sugere um sistema de comunicação complexo. Além disso, cães são capazes de entender palavras asssociadas ou não a comandos. Desde os tempos mais remotos, a ligação entre o homem e o cão se deu pelo fato dos cães exercerem funções para nós, desde ajuda fisica até apoio psicológico. Alguns dos trabalhos dos cães são a guarda de propiedades e pesoas, caça, pastoreio, tração, busca de objetos, pessoas ou substâncias, salvamento, auxílio a deficientes e terapia com idosos, doentes e deficientes mentais. Alguns deles (como a caça e faro) refletem o instinto natural dos cães. Outras, como guiar deficientes visuais, requer um treinamento intenso.

O gráfico acima é o resultado de um estudo realizado por Benjamin L. Hart e Lynette A. Hart, veterinários e Phd's em comportamento animal.




terça-feira, 29 de março de 2011

Labrador retriever amarelo

Quem é o dog culpado?


Guilty Dog - Watch more Funny Videos

quarta-feira, 23 de março de 2011

Bombeiro salva cachorro com respiração boca-a-boca

Mike Dunn e o cachorro Sunny
Bombeiro se tornou herói em cidade britânica após salvar cachorro
Uma cadela foi ressuscitada com respiração boca-a-boca por um bombeiro após ser resgatada de um incêndio na cidade de Hull, em Yorshire, oeste da Grã-bretanha.
Os donos da vira-lata Sunny, Beryl e Ken Honeyball, estavam fora de casa quando um incêndio acidental atingiu a construção.
A cachorra desmaiou intoxicada pela fumaça antes que os bombeiros pudessem resgatá-la.
No entanto, os bombeiros revelaram que um dos oficiais, Mike Dunn, passou meia hora tentando reavivar o animal de estimação após o resgate.
"Entregaram-me o cachorro do lado de fora da casa. Ela não dava sinais de vida, respirava a cada dez segundos. Achei que tinha morrido por causa da fumaça."
"Eu fiz respirações boca-a-boca e coloquei uma máscara de oxigênio nela por 30 minutos", disse Dunn.
Segundo a imprensa local, Dunn disse que nunca tinha ouvido falar do procedimento em animais, mas que decidiu tentar durante o salvamento.
Ele teria dito ainda que já é alvo de piadas dos colegas por causa da situação inusitada.
Quando Sunny, que tem oito anos, acordou, foi deixada sob o cuidado de vizinhos até que seus donos chegassem.
`Herói´
Depois do incêndio, o bombeiro pediu para ser informado sobre a saúde de Sunny.
"Eu também amo cachorros, tenho um boxer de 8 anos. Estou aliviado porque ela sobreviveu", disse.
Beryl Honeyball, uma aposentada de 71 anos, disse que Mick Dunn é "um herói".
"Deveriam ter dado a ele uma medalha pelo que fez", disse.
O casal Honeyball foi informado sobre o incêndio pelos vizinhos.
"Uma casa é só uma casa, mas não substituiríamos Sunny. Ela fez muita diferença em nossas vidas", disse a mulher.
Segundo os donos, a causa provável do incêndio foi um curto circuito na fiação elétrica da casa.
Fonte: BBC Brasil

segunda-feira, 14 de março de 2011

Labrador vira guia de cão e dono cegos

Cão Edward teve glaucoma e ficou cego; Opal agora guia Edward e o dono, Graham Waspe.

Um britânico cego e seu cachorro, também cego, estão sendo ajudados por outro cão guia. Graham Waspe, da cidade de Suffolk, tinha o cão Edward como seu guia por vários anos até descobrir que o cachorro também estava perdendo a visão.
Waspe afirmou que não é possível explicar para um cão guia que ele deverá ter seus olhos removidos devido ao glaucoma que não podia ser operado.
A mulher de Waspe, Sandra, esperava que o glaucoma não atingisse o outro olho, mas a doença foi muito rápida e, quando eles souberam que Edward perderia a visão, choraram muito.
Mas, para a surpresa do casal, o labrador encarou bem a situação, com a ajuda do novo cão guia, Opal.


 
Waspe afirmou que Opal e Edward ficaram amigos e se dão muito bem e Opal até cuida de Edward. Quando os dois saem para passear, caminham juntos. Sandra Waspe afirma que Edward não se preocupou com a presença de Opal e nem com o glaucoma.
Graham Waspe, que perdeu a visão em um olho e enxerga pouco com o outro, disse também que não queria desistir de Edward e promete que vai cuidar do antigo cão guia até o fim.
Os donos dos cães-guia se perguntaram se Edward seria feliz de novo, mesmo sem poder enxergar. O rabo abanando não poderia ser uma resposta melhor à dúvida do casal. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

LABRADOR X GOLDEN - DIFERENÇAS DE TEMPERAMENTO

Quatro criadores experientes ouvidos por Cães & Cia e o comportamentalista Daniel Tortora, no livro "The Right Dog for You", deram de 1 a 5 pontos para 20 características do Labrador e do Golden (5 = muito alto, 4 = alto, 3 = médio, 2 = baixo e 1 = muito baixo).
 
Labrador retriever

Golden retriever


Golden Labrador
Empates

Capacidade de Aprendizado
 5,0
5,0
Resistência durante a atividade física
 4,8
4,8
Obediência
 4,2
4,2
Estabilidade Emocional
 4,0
4,0
Potencial como cão de alarme
 3,8
3,8
Habilidade para resolver problema
 3,6
3,6
Sociabilidade com gatos e outros bichos
 3,2
3,2
Mais forte no Labrador
Interação com crianças
 4,6
4,8
Sociabilidade com outros cães
 4,2
4,5
Grau de atividade fora de casa
 3,8
4,4
Grau de atividade dentro de casa
 3,4
3,6
Dominância com cães estranhos
 2,0
3,0
Territorialidade
 1,8
2,8
Dominância com as pessoas da família
 1,8
2,6
Potencial como cão de guarda
 2,0
2,4
Mais forte no Golden
Interação com o dono
 5,0
4,2
Sociabilidade com visitas estranhas
 5,0
4,0
Sociabilidade com a família
 4,6
4,2
Receptividade a pessoas estranhas
 4,6
4,4
Interação com outras pessoas da casa
 4,5
3,8
Características Físicas
Altura (FCI) Macho
 56 a 61 cm
56 a 57 cm
Altura (FCI) Fêmea
 51 a 56 cm
54 a 56 cm
Peso (estimativa)
 25 a 35 Kg
25 a 35 Kg
Cores (FCI)
 Dourado ou Creme
Amarelo, Preto ou Chocolate
Deste modo como foi mostrado na tabela acima, ambas as raças se caracterizam pelo alto grau de sociabilidade com seus donos e visitantes, sendo na verdade a grande diferença a questão da manutenção, que evidentemente é menos trabalhosa na Raça Retriever do Labrador, que por ter pelo curto requer menor cuidado com sua pelagem, e tem menos disposição a Hot Spots.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais está a salvo! Nossos animais continuam com amparo na lei contra maus tratos

O pesadelo de cidadãos protetores dos direitos dos animais de todo o Brasil acabou: o Projeto de Lei federal nº 4548/98 de autoria de  José Tomás Nonô (guardem bem esse nome para nunca o apoiarem) que visava retirar o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98), artigo este que protege os animais domésticos de maus tratos, foi arquivado dia 31/01/2011.
O objetivo alegado de tal PL era liberar as crueldades praticadas em rodeios, vaquejadas, farras do boi, rituais religiosos / uso de animais para oferendas através de sacrificios sanguinários etc, sob alegação de que tais práticas representam tradições, cultura popular, gerando emprego e diversão ao povo brasileiro.
Conheça a trajetória desse PL que alardeou os defensores dos animais de todo Brasil:


Envie sua mensagem de agradecimento aos nossos representantes, mostrando-lhes que seus eleitores vêm acompanhando a atenção que eles dão à questão ambiental, em toda sua amplitude:

Thanks,
Uilliam

MEU CÃO É NORMAL?


Essa é a pergunta que todo o dono de cão se faz, no momento em que o cão começa a ter um comportamento estranho. O problema é que o que parece estranho para nós (humanos) pode ser absolutamente normal no reino animal, ou mais especificamente no mundo canino. Tudo é uma questão de saber o que leva um cão a ter um determinado comportamento, ou o que ele significa dentro desse universo.
Selecionamos aqui as perguntas mais freqüentes dos internautas, ou melhor dizendo, os comportamentos esquisitos mais comuns entre os nossos cães. 

1) Meu cão tem algum distúrbio de sexualidade?
Machos que montam em outros machos como se estivessem cruzando; Fêmeas que montam em machos e até mesmo em outras fêmeas; Cães (de ambos os sexos) que montam nas pernas dos donos e/ou das visitas; Cães (de ambos os sexos) que montam em “braços” de sofás; em bichinhos de pelúcia, etc. Isto é normal? Esse comportamento vai melhorar se ele(a) cruzar?
Essa imagem de um cão montando no outro nos trás sempre a idéia de algo relacionado à sexualidade, porém nem sempre é isso que esse gesto significa.
Quando um cão monta no outro, ele está mostrando sua liderança. O cão que monta é o líder. Sempre que temos muitos cães juntos, seja momentaneamente ou num estado permanente, temos a necessidade que esse grupo se organize hierarquicamente. Para isso teremos o chefe e os subordinados. Os cães que “se candidatam” a essa liderança começam a montar nos outros, deixando clara a sua superioridade. Já aqueles que não aceitam a liderança desse ou daquele cão, não permitirão que esses lhe subam às costas.
Ou seja: montar significa dominância!
Existem cães que têm esse mesmo comportamento com humanos. Seja com seus donos, ou com as visitas que chegam à casa, estes cães adoram montar nas pernas alheias. Normalmente o dono acredita que seu cão esteja se masturbando, nesse até mesmo nos casos em que o cão ainda não teve desenvolvimento sexual. Mais uma vez estamos falando de um problema de dominância, e não de sexualidade. O cão que monta no dono está mostrando a este dono que quem manda na matilha é ele cão. O problema é que raramente este dono entende o recado corretamente, e lida com a situação como se fosse só um comportamento desagradável do cão.
O que fazer quando o cão se comporta assim?
A grande maioria dos donos reprime este comportamento de forma bastante indiscriminada. No entanto, é importante saber quando reprimir. Este gesto entre os cães é normal, e ajuda um grupo a se organizar, portanto a não ser que o ambiente esteja muito agressivo, e que isso possa gerar uma guerra, deixe que eles se entendam. Se, no entanto, o cão monta num humano ou num objeto da casa, reprima! Cães muito dominantes devem ser educados para aceitar o dono como líder da matilha. 

2) Porque meu cão não me obedece?
Existem algumas razões para que um cão não obedeça ao dono: o dono não se impôs como líder; o dono não soube fazer com que o cão associasse o ato de obedecer a alguma coisa agradável; não ficou claro para o cão o que seu dono quer dele. Em outras palavras, o dono e o cão “não estão falando a mesma língua”, eles não se entendem.
Para resolver este problema é preciso mudar a relação deste dono com o cão de forma a que fique a melhor possível: o dono manda e o cão obedece. Leia os artigos que tratam de liderança “A Importância da Liderança” e “Quem é o Chefe?” para entender um pouco melhor como essa nova relação com o seu cão deve se estabelecer. Leia também os artigos sobre adestramento virtual, onde está bem explicado como ensinar comandos aos cães. Comece com um comando só (o VEM, por exemplo). Trabalhando um pouquinho todo dia, as coisas irão melhorar bastante.

3) Por que o meu cão puxa as roupas do varal?
Essa é uma das brincadeiras que os filhotes mais gostam. É uma tentação e tanto ver uma roupa balançando ao vento sem tentar pegá-la. Na verdade esse tipo de brincadeira treina o filhote para a caça. O cão domesticado, mesmo que tenha refeições regulares, irá desenvolver suas habilidades para a caça da mesma forma que seus irmãos selvagens. Tentar pegar as roupas voando precisa de um bom treino: é preciso dar o bote na hora certa, e no tempo certo, senão perdemos a “caça”.
Como resolver?
Pegue um pano velho (que possa ir parar na boca de seu cão) e amarre na ponta dele uma linha. Na outra ponta dessa linha prenda algumas latas de refrigerante VAZIAS. Coloque o pano no varal de forma que as latas fiquem escondidas. Quando ele puxar o pano, as latas cairão fazendo um grande barulho, assustando-o. Isso fará com que ele tenha medo de puxar outra roupa.

4 - Meu cão tem algum desvio de comportamento?
Cães que matam o coelho da casa, o passarinho, o hamster, etc. Será que meu cão é muito agressivo? É louco? Assassino? Se ele tem comida à vontade, matar para que?
Apesar dos cães viverem com os humanos há muitos séculos, há certas características de sua vida selvagem que não se perderam. Cães são animais caçadores, e quando são filhotes é absolutamente normal que eles cacem. Pássaros e roedores são presas naturais de um cão. Para ele não existe diferença entre um passarinho qualquer, e aquele que morava em sua casa: todos são presas para ele. Não há maldade alguma nisso! É instinto! Isso nada tem a ver com qualquer desvio de comportamento. Faz parte do amadurecimento de todo cão aprender a caçar.
Como lidar com este comportamento?
Este comportamento é normal, e como tal deve ser encarado. O que podemos fazer é evitar ter coelhos, e outros roedores, como bicho de estimação. Na primeira oportunidade, o cão caçará. É inevitável! Quanto aos pássaros, devemos evitar, também, os que não ficam em gaiolas.

5) Meu cão sai na rua, late para todo mundo, e para todos os cães. Isso é normal?
Isto é o caso típico do cão que não foi socializado. Ou seja: o cão que não foi acostumado a sair na rua; lidar com outros cães; e lidar com outros humanos que não os seus donos.

6) Porque meu cão adora mexer no lixo, se ele tem sempre comida. Será que ele tem fome?
Grande parte da dieta dos canídeos é de carniça. Mexer na lata de lixo é como pegar uma velha carcaça na floresta. Em outras palavras: para nossos cães, o lixo doméstico ainda contém muito alimento para ele. É quase um banquete!
Como resolver?
Comprando uma lata de lixo que seu cão não consiga abrir.

7) Meu cão está comendo cocô. Isto é normal?
Nem todo cão come cocô, mas isto é bastante comum. Isto é chamado de coprofagia.

8) Como um cão mais velho aceitará um novo cão na casa?
Tenho um cão de 4 anos, e ganhei um filhotinho. Será que meu cão mais velho vai aceita-lo? Como fazer para que eles se dêem bem? Será que ele pode bater no pequeno? Ele pode matá-lo?
Cães são animais que vivem em bando. O normal é eles aceirarem a chegada de outros membros na matilha. No entanto, nós precisamos deixar que eles se entendam sozinhos. Agir corretamente é fundamental para que essa relação entre os cães dê certo.

9) Meu cão não levanta a patinha para fazer xixi. Isto é normal?
Os filhotes machos não nascem “levantando a perninha” para fazer xixi. Enquanto não amadurecem sexualmente, os machinhos fazem xixi da mesma forma que as fêmeas: se agachando. Existem alguns machinhos que realmente demoram mais que os outros para começarem a levantar a perna, mas até atingirem a idade adulta eles aprenderão.

10) Meu cão gosta de lamber as paredes. Ele é maluco?
Isso não é maluquice. Isso pode, inclusive, mostrar certas deficiências de alimentação do seu cão. 
Fonte: Maíce Costa Carvalho, adestradora

quarta-feira, 9 de março de 2011

Obesidade e estresse aumentam em cães

Segundo pesquisa realizada na Grã Bretanha, cães estão ficando cada vez mais estressados e gordos.

As mudanças na rotina de vida canina estão entre as causas dos problemas. Fenômeno atribuído à falta de exercício e uma dieta exagerada e desequilibrada.
Um quarto dos cães sofre de estresse, depressão e hiperatividade, pois as grandes metrópoles estão crescendo na vertical tornando nossos fiéis amigos mais sedentários.
Outro fator, ocasionado pelos tempos modernos, tendo em vista que a grande maioria dos homens e mulheres trabalham, e, com isso, os cães ficam sozinhos gastando menos energia e, assim, perdem poucas calorias. Muita às vezes esta realidade mexe até com o comportamento emocional do cão.
O ideal é levar o cachorro para passear, no mínimo, por uma vez ao dia.
Atualmente, existe uma nova profissão no cenário pet, são os dogwalkers ou dog-sitters, mais conhecidos como passeadores de cachorros. Estes profissionais vão até a sua residência, retiram seu cão, levando – o a ter um momento de lazer, caminhando com ele por um período médio de 40 minutos, respeitando os limites e a idade de cada animal.  O preço pode variar de acordo com cada profissional.