TRANSLATE

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CÃES INTELIGENTES

O psicólogo Howaed Gardner, da Universidade de Harvard, considera a inteligência como uma coleção de habilidades mentais primárias, cada uma delas uma dimensão separada da inteligência múltipla. Seguindo o racíocinio de Gardner para o mundo canino, também é possível determianr diversas dimensões de inteligência canina. Para o psicólogo Stnaley Coren, professor de psicologia da Universidade de British Columbia, treinador e especialista em comportamento canino, cães demonstram instintivamente múltiplas inteligências em diversas situações como:
Inteligência espacial: o cão compreende a organização do mundo que o cerca. Saber onde fica a sua guia, o pote de biscoitos e suas camas são demosntrações típicas.
Inteligência de coordenação motora: o cão é capaz de se mover e coordenar seus movimentos com destreza, como nos esportes onde o animal precisa salatar em altura e largura, equilibrar-se sobre uma gangorra, executar um slalom ou participar de concursos de dança com coreografia e tudo!
Inteligência intrapessoal: o cão conhece a si mesmo, suas capacidade e limitações. Um cão que se recusa a pular uma cerca que seja muito alta demonstra conhecimento sobre suas capacidades.
Inteligência interpessoal: o cão se reconhece como criatura social. É evidenciada em cães que interagem com outros e assumem função de líder ou outras dentro da matilha, bem como cães que tentam se comunicar com seus donos.
Inteligência musical: o cão é capaz de reconhecer fatores musicais, como harmonia e tom. a vocalização de sensações, como uivados, seria uma forma de manisfestação desse tipo de inteligência, que tem mais a ver com ummembro da matilha dizendo "estou aqui" ou respondendo a um estímlulo do que propeiamente um "cão cantor".
Inteligência lógica: cães são capazes de resolver problemas e aplicar estratégias racionais quando se deparam com novas situações. Quando se colocam dois pedaços de carne no chão, independente do tamanho delas, o cão abacanhará primeiro a que estiver mais perto - ele corre menos risco de perdê-la. Se ambas estiverem à mesma distância, ele pegará a maior.
Inteligência línguística: cães são capazes de se comunicar, uma vez que são animais sociais. Na natureza, é possível observar cães selvagens e lobos se organizarem para caçar, administrar posições sociais e divisão de tarefas, o que sugere um sistema de comunicação complexo. Além disso, cães são capazes de entender asssociadas ou não a comandos. Desde os tempos mais remotos, a ligação entre o homem e o cão se deu pelo fato dos cães exercerem funções para nós, desde ajuda fisica até apoio psiclógico. alguns dos tabalhos dos cães são a guarda de propeiedades e pesoas, caça, pasotreio, tração, busca de objetos, pessoas ou substâncias, salvamento, auxílio a deficientes e terapia com idosos, doentes e deficientes mentais. Alguns deles (como a caça e faro) refletem o instinto natural dos cães. Outras, como guiar deficientes visuais, requer um treinamento intenso.
Classificação segundo o especialista Stanley Coren.
Conheça as características das dez raças mais inteligentes.
1- Border Collie
2 - Poodle
3 - Pastor Alemão
4 - Golden Retriever
5 - Dobermann Pinscher
6 - Pastor de Shetland
7 - Retriever do Labrador
8 - Papillon
9 - Rottweiler
10 - Australian Cattle Dog
1º - Border Collie - Einsten canino
O border collie não nega seu ar inteligente. Devido à sua altíssima capacidade de aprendizado, de obediência e de trabalho, ele foi eleito o mais inteligente entre todos os cães no livro The Intelligence of Dogs ( A Inteligência dos Cães). Segundos os critérios utilizados pelo autor Stanley Coren, comportamentista e psicólogo especializado em cães, a raça foi considerada a mais brilhante por 190 dos 199 adestradores e juizes de obediência. "Os cães da raça border collie estão sempre dispostos e dirigem essa energia para atividades físicas, como agility, flyball ou frisbee, esportes caninos nos quais são craques", diz Dan Wroblewski, médico veterinário e criador há três anos pelo Canil dos pardais, de São Paulo (SP). No entanto, a atividade favorita da raça não é nenhuma dessas. "Eles são apaixonados por trabalho", diz Hélio de Lima, criador pelo Canil Kanove, de São Paulo (SP).
Desde filhotes, os cachorros da raça border collie têm o instinto par ao trabalho. "Quando os cães estão com crianças, é muito comum ver os filhotes tentando arrebanha-las assim como fazem com rebanhos," conta André Camozato, criador de border collies pelo Canil Border Collie Club, de Porto Alegre (RS)
"O instinto para trabalho de pastoreio é admirável. Na minha opinião e experiência, nenhuma outra raça de cães é tão precisa e eficiente como o border collie", diz André. Em detrimento da estética exigida por um padrão formal, os cães são selecionados por sua competência em arrebanhar e conduzir ovelhas, persistência obediência, treinabilidade e a capacidade de estarem sempre alertas a qualquer comando de trabalho.Tal aptidão rendeu-lhes o papel no cinema que ajudou a popularizar araçá: uma família de border collies australianos acompanha o porquinho Babe nos dois filmes estrelados pelo porquinho atrapalhado.
O padrão oficial da raça border collie é bastante aberto quanto as características físicas e, se dependesse dos criadores mais tradicionais, o cachorro seria definido por sua capacidade de trabalho. Por isso, várias combinações de cores são aceitas, e não há exigência quanto a todas especiais. A versatilidade facilita a criação do cão. " No Brasil não há tradição de cães de trabalho", comenta o criador André. "Em países como Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália e Nova Zelândia, é bastante comum ver provas onde são testadas as qualidades de pastoreio dos cães", completa. Tais provas são, inclusive, transmitidas pela televisão. Exagero? Que nada. Dá gosto ver cão tão inteligente - e bonito em ação.
2º - Poodle - o pequeno versátil
Adaptabilidade - junto com sua aparência inconfundível, claro - é a principal característica do poodle. Antigamente, o cão podia ser visto tanto nos colos da nobreza como junto aos caçadores de aves abatidas no meio da água. O mesmo cachorro que se popularizou como animal de companhia até hoje ajuda, com seu faro aguçado, a localizar trufas na Europa e ao mesmo tempo diverte o público nos circos. O poodle está sempre na ribalta. Alegre, esperto e cheio de energia, é o companheiro perfeito para todos.
"Ele se dá bem em qualquer ambiente", concorda Maria Glória Romero, criadora de poodles há 18 anos pelo canil Shambala, de São Paulo (SP) e presidente do Poodle Clube Paulista. "Com crianças, idosos, famílias, o poodle sempre se mostra amigável, alegre e brincalhão e ainda é uma das raças mais inteligentes para aprender em uma família, ele faz parte dela, se considera um membro. Ele gosta de ficar com todos o tempo todo, chamando a atenção para brincadeiras", diz Maria Gloria. Apegado ao dono, ele faz tudo para agradar. " Por isso, aprende com facilidade tudo que o dono peça. O poodle aprende muito rápido, exige menos repetições para que entenda e assimile um comando", diz a adestradora Helena Hestermann, proprietária da Escola Skillaki Agility e flyball, de Cotia (SP). Aliada à inteligência, a facilidade em ser adestrado explica por que o poodle desempenha com sucesso as mais diferentes funções. Apesar do tamanho, é excelente cão de alarme ( late a qualquer sinal suspeito) e também um perfeito companheiro para passear.
A única restrição feita ao poodle é quanto a quem vai manuseá-lo. Apesar de ser grande amigo das crianças, as menores podem representar um risco para o cão, principalmente se for filhote. " Como são muito frágeis, qualquer queda ou brincadeira mais brusca pode machucar o cão", diz Zuleika Borges Torrealba, proprietária do Canil da Maya, no Rio de Janeiro (RJ). Outro cuidado importante para quem pretende adquirir um poodle é a escolha do filhote. A popularidade da raça acabou atraindo "fabricantes de filhotes", que reproduzem poodles sem preocupação com estrutura ou padrão, gerando cães com características físicas indesejadas ou com desvios de comportamento. Se você optar por um exemplar da raça, cheque sua origem, procure referências do criador e peça sempre o pedigree.
3º - Pastor alemão - um versátil conquistador
Não há raça mais popular mundialmente do que a dele. Na Alemanha, França e Itália, o pastor alemão é o primeiro em número de registros de pedigree. Nos Estados Unidos, país com a maior cinofilia do mundo, ele é o terceiro mais registrado. No Brasil, mantém-se há anos entre os 10 primeiros, ocupando uma invejável quinta posição entre todas as raças existentes em território nacional. Muito do sucesso da raça se deve à variedade de funções e atividades que podem ser atribuídas aos pastores alemães. Segundo o soldado Everaldo Cardosos de Jesus, do Canil da Guarda Metropolitana, o pastor alemão é a raça mais usadas pela polícia brasileira. Nos Estados Unidos, Alemanha e Israel, o cão também matem o status de melhor amigo do policial.
"E não é só do policial. Os pastores alemães também são usados como guias de cego, cães de guarda nas casas, farejadores para a polícia do exército e, é claro, cães de companhia", enumera Marcelo Aspis, criador há 20 anos pelo Canil Mar Vermelho, de Porto Alegre (RS). A atribuição de tantas funções não é à toa. Inteligente e muito adestrável, o pastor alemão adora trabalhar e é craque em aprender e obedecer a comandos", explica Maria Ernestina bastos, criadora há 32 anos pelo Canil Mogiano, de São Paulo (SP).

4º - Golden Retriever - companheiro fofo
Ainda pouco conhecido no Brasil - muitos dizem que ele é um labrador de pêlo longo , o golden retriever vem conquistando um espaço merecido. O olhar doce e o jeito meigo da raça já cativaram americanos, japoneses e europeus. Nesses, locais, o cão já é sucesso e está sempre entre os 10 mais registrados nas entidades cinófilas nacionais. A raça é um verdadeiro cão família. Apesar do porte grande, o cachorro se adapta bem a pequenos espaços, desde que não fique só por muito tempo e seu dono se disponha a sair de vez em quando com ele. O cão convive em harmonia tanto com crianças como com idosos. "Seu charme e motivo de popularidade está no temperamento equilibrado, ativo e ao mesmo tempo calmo, justo e participativo", explica Marcos. O golden age como seu "primo" mais próximo, o labrador, sinônimo de cão companheiro. As duas raças têm origem no Canadá e sua função principal é de recolher o objeto da caça. Quando filhote, o golden retriever é encantador. È bagunceiro e ativo, porém de maneira suportável. "Parece movido a pilha dos 60 duas até os de meses de idade. Depois, ele desliga da tomada e se adapta ao ritmo de seu dono. Embora goste de todas da família, o cão elege um dono na casa e sua felicidade é estar junto dele. Equilibrado, com as criança tem comportamento exemplar. A tendência a proteger os pequenos da casa e agir com paciência é ilimitada. Não é do tipo de brincadeira de acordo com quem está com ele. E a energia é mesmo inesgotável" comenta Marcos.
A capacidade de aprendizado do cão é impressionante, daí sua classificação como quarto cachorro mais inteligente no ranking descrito no livro The Inteligence of Dogs. Os goldens aprendem comandos novos com muita facilidade e is assimilam rapidamente. "Eles guardam as atitudes corretas só de estarem em contato com a família", diz. A única função que um golden retriever não está apto a desempenhar é a de guarda, apesar do seu porte assustar algum mal-intencionado. "Ele é gentil com todo mundo, não tem como ser um cão de guarda", avalia Marcos. "Considero um crime e desvio de temperamento treinar goldens para a guarda ou estimular essa tendência",critica Marcos.
5º - Dobermann - cão de cinema
Nos anos 70 e 80, muitas ficaram encantadas - e assustadas- com os cachorros dos filmes da série A gangue dos Dobermanns. Eram cães inteligentíssimos, treinados por ladrões para cometer crimes como assaltos a bancos. A ficção exagerou, claro, mas os dobermanns realmente são gênios caninos,dotados de estrutura e vigor físico.
Os dobermanns meliantes arrebataram uma legião de fãs, mas a popularidade quase ajudou a acabar com a raça, pois, na ânsia de atender a demanda de filhotes, os criadores cruzaram cães sem critérios, produzindo animais muitas vezes com desvio de temperamento. Uma das explicações que surgiram para tal agressividade foi que o cérebro era grande demais par a caixa craniana que o comprimia, provocando dores de cabeça no cão, que ficava incontrolável. Pura bobagem. Para completar, o porte, a força e a agilidade geridas por cães desequilibrados quase fizeram que a raça desaparecesse.
"Estamos tentando reerguer a raça no Brasil. Vamos a programas de TV, participamos de eventos e divulgamos o dobermann para apagar a má imagem e mostrar que ele,quando proveniente de uma boa criação, é um cão perfeitamente equilibrado, inteligente e leal", diz o veterinário Edgard Morales Britto, criador da raça há 28 anos pelo Canil Weissence, de São Paulo (SP). Faltou dizer também que é um cachorro de beleza única, com pelagem rente e porte requintado, ajudado pelas longas pernas.
E quem pensa que o cachorro de origem alemã é só um cão de guarda, engana-se. "O Dobernmann pode desempenhar qualquer função, como cão de companhia e atleta de esportes caninos, e também prestar serviços para pessoas com deficiência física, por exemplo. Ele tem agilidade, reflexos, concentração, equilíbrio e discernimento incomparáveis", diz Luis Fernando ribas, criador há 26 anos pelo canil Charleston, de Curitiba (PR).O senso de proteção e a lealdade da raça são realmente de tirar o chapéu. "Uma das principais alegrias de um dobermann é poder agradar seu dono e à família", diz Luiz. "Apesar de escolher um dono na casa, ele é amante da vida em família", diz Edgard. Seu temperamento-padrão não o coloca como companheiro ideal para crianças. Mas, para Edgard, o cão é um bebezão: "Quando não sente perigo rondando, o dobermann mostra a sua cara - é um cão carente, que está sempre por perto pedindo carinho".
6º - Pastor de Shetland - o líder da matilha
Quemnão conhece a raça tende a identificar o pastor de shetland como um filhote de collie ou ainda um collie miniatura - apelido que ganhou dos desavisados. Mas esse cão de pequeno só tem o tamanho. "Todo pastor de shetland deve se enxergar como um gigante, pois eles são bem mandões e querem comandar todo mundo, inclusive os cães maiores e as pessoas", conta Hilda Scherrer, criadora da raça há dez anos pelo Canil Chelsea Shelties, de Curitiba. Exagero? È Hilda quem testemunha: "Temos cães da raças dogue alemão, collie, labrador e SRD, e quem manda em todos eles é o pastor de shetland".
Devido ao seu temperamento, o dono deve se impor desde os primeiros contatos para que o cão entenda a hierarquia. "Mas, apesar de teimosia inicial, até para aprender isso é fácil,
pois o pastor de shetland está sempre disponível para o dono. Faz tudo para agradar, inclusive aprender com facilidade e obedecer comandos", diz Hilda.
O aprendizado, infelizmente, não se resume apenas ao desejado. Os pastores de shetland absorvem tudo muito fácil, inclusive as coisas erradas - característica, aliás, que o coloca entre as dez raças de cachorros mais inteligentes. "Não deixar o cão aprender coisas erradas é a dica para evitar comportamento indesejados", sugere a criadora paranaense.
Dentro da família, os pastores de shetland se dão bem com todos, mas elegem um único dono. " O engraçado é que eles montam um ordem de donos. Se o favorito não está em casa, ele vai para o segundo da lista, terceiro e por aí vai. Essa ordem não falha e mostra a convivência do animal com a família", diz Hilda. Com as crianças, o relacionamento é bom desde que haja respeito. "Eles são bem rústicos, agüentam bem o tranco e adoram brincar. Mas, se a criança aborrece-lo, ele late e se retira", conta a criadora. "Por isso, sugiro a raça para crianças com mais de 8 anos, que já sabem lidar melhor com animais", aconselha. A rusticidade é um alívio para quem vê nos sedosos pêlos longos um sinal de que o cão irá necessitar de escovações e banhos freqüentes.
No agility, o pastor de shetland não faz sucesso à toa. Além de aprender muito fácil e responder aos comandos do seu dono, o cãozinho adora correr e pular, principalmente por estar junto de seu dono. È capaz de acompanhar seu dono no Cooper e em caminhadas a cavalo, além do trabalho com o rebanho... O pastor de shetland também sai muito bem em provas de obediência e em terapias em hospitais. Até ma função de cão de guarda eles se arriscam. "São bons para dar o alarme, mas só isso", alerta a criadora. "Afinal, que ladrão poderia se assustar ao ficar de frente para um cão como esse?" diverte-se.
7º - Retriever do labrador - campeão de simpatia
O sucesso do labrador no Brasil é recente e tem uma explicação: não tem como não gostar dele. No mundo inteiro, o cão é campeão de registros nas entidades cinófilas. Com ar simpático e sapeca, esses animais são extremamente inteligentes, obedientes e dóceis. Além disso, são os cachorros mais requisitados para ser guias de cegos, o que mostra sua determinação e seriedade no aprendizado. Suas características se adaptam a todos os tipos de pessoas: é obediente, carinhoso, companheiro e simpático, adora espaços abertos, mas pode viver em apartamento.
Em termos, os criadores dizem que quem quer ter um labrador dentro do apartamento deve se dispor a caminhar com ele pelo menos duas vezes ao dia, já que o cão adora se exercitar e precisa de espaço, e não se deve deixa-lo sozinho por muito tempo. Quem não tem tempo para se dedicar ao cão não deve optar pelo labrador, um cão de família que adora estar cercado de pessoas, aconselham os criadores. "Se ele ficar muito tempo sem esse contato, pode se tornar um cão rebelde", advertem.
Educar um labrador é fácil graças à sua grande receptividade a novos ensinamentos. Uma das principais características é a facilidade em aceitar a liderança do dono, por quem é capaz de fazer os maiores sacrifícios e de quem espera sempre um pouco de atenção, principalmente no quesito brincadeira. "Ele tem necessidade de gastar e energia com trabalho, sempre sob o comando de seu líder. Podemos ficar o dia inteiro jogando um objeto para um labrador ir buscar que ele via feliz da vida" diz a adestradora Cláudia Pizzolato, da Lord Cão, no Rio de Janeiro.
Portanto, guarde suas energias.
O amor ao trabalho é uma características de raça, que independe de ser o cão preto, amarelo ou chocolate, as três cores da raça. "Antigamente, acreditava-se que o retriever do labrador amarelo era o mais preguiçoso, o chocolate, o mais teimoso e o preto, o melhor caçador. Isso é bobagem: não há e nem deveria haver diferença de temperamento entre as três cores, pois é característica de padrão e não tem nada a ver com o temperamento".
Labradores costumam ser cães de paz. Cachorros costumam ser cães de paz. Cachorros medrosos ou agressivos são considerados portadores de desvios de padrão. O dono deve ter muito cuidado apenas com piscinas, rios e lagos: os labradores, originários da península canadense de mesmo nome, adoram água e não pensam duas vezes antes de se atirar numa diversão molhada.
8º - Papillon - jóia rara
Gentil, encantador e muito obediente. Pequeno e fácil de ser educado. Sociável, carinhosos e companheiro. Apesar de todas essas características, o pappilon não emplacou no Brasil. "Isso é uma pena , pois se trata de uma raça encantadora," lamenta Roberto Simonetti, criador de papillon há dez anos pelo canil Bavierás Hunter, de Sorocaba (SP). "Para ter uma idéia, em uma década de criação, apenas quatro dos meus filhotes ficaram em território nacional", atesta o criador. Raça antiga, cujo nome faz associação entre suas orelhas e uma borboleta (papillon em francês), o cão pode ter sua chance no Brasil agora, com o desenvolvimento dos esportes caninos como o agility, Roberto espera que aumente o interesse pela raça.
"Eles participam das competições no exterior com destaque. São rápidos e muito espertos", diz. Roberto se encantou com a raça desde a primeira vez que a viu. "Eu já tinha escutado falar mas nunca havia visto, até que um cliente veio ao nosso pet shop perguntar se nós conseguíamos um papillon pra ele", lembra. Por sorte, um amigo de Roberto que morava no Kansas, Estados Unidos, tinha como vizinha uma das grandes criadoras americanas da raça. "Estava de viagem marcada pra lá e fiquei de trazer o cão para o meu cliente. Gostei tanto que acabei trazendo dois pra mim também", diz. Entre as características que mais aprecia, Roberto destaca o tamanho - um papillon adulto não pesa mais de quatro quilos - a inteligência, claro, e o temperamento.
 "O papillon é muito dócil, aprende com facilidade os ensinamentos do dono e é extremamente obediente, além de ter um botão de liga e desliga. Um "não" é suficiente para que ele entenda. È uma ótima opção de cão de companhia para quem quer algo diferente de um poodle, por exemplo, diz.
No entanto, a exclusividade tem um preço. "Ninguém conhece o papillon", diz o criador. "Quando saio à rua comum deles, o pessoal me diz: "Que bonitinho, o seu vira-latas" e eu tenho que explicar sempre que se trata de uma raça rara de cachorro", diz. Dentro de casa, o papillon não dá trabalho. Seu dono não precisa falar duas vezes para que o peludinho entenda. "Ele tem tanta necessidade de agradar ao dono que presta muita atenção e dificilmente falha. Quando isso acontece, ele fica constrangido e não erra mais, diz. Apesar de ser gentil com todos da casa e meigo com as visitas, o papillon também tem seu eleito dentro de casa. "Ele é bonzinho com todo mundo, tanto gente quanto bicho. Ele não agride nunca, jamais soube da existência de algum papillon agressivo", elogia. Só não espere dessa raça um comportamento ativo e dominante e, obviamente, uma habilidade para guarda.
9º - Rottweiler - talentos múltiplos
O cachorro mais popular do Brasil também marca sua presença entre os mais inteligentes do mundo. Mas não é essa imagem que o rottweiller carrega. "Trata-se de um cão que aprende muito rápido e se torna a imagem fiel de seu dono. Infelizmente, nem todos os exemplares da raça estão nas mãos de pessoas responsáveis", lamenta Bruni Tausz, criador pelo Canil Bruno Tausz, do Rio de Janeiro (RJ) e adestrador de rottweillers há 27 anos. A agressividade demonstrada por alguns exemplares fez com que a raça ficasse marcada. No preconceito, hoje, é acompanhado pelo pit Bull, ocupando a vaga que, npassado, pertenceu a raças como pastor alemão e dobermann. "No entanto, um cão equilibrado nunca será agressivo, sem motivo. Seu comportamento é resultado de dois fatores; carga energética e educação," explica Tauz. A seleção genética, além de evitar o aparecimento de cães com distúrbios de comportamento, ajuda a diminuir a incidência do problema mais preocupante que atinge a criação nacional: a displasia coxofemural: Trata-se de um mal hereditário sem cura, com tratamento apenas paliativo, que atinge com gravidade cães pesados de grande porte, como rottweiller", alerta o veterinário radiologista Carlo Fratocchii, da Porvet, de São Paulo (SP).
Um cão nascido de um cruzamento selecionado, com adestramento adequado, tem tudo para se tornar um excelente guarda e companheiro. "Com os donos, eles são muito carinhosos e dóceis, adoram estar nomeio das pessoas recebendo atenção. São cães de inteligência reconhecida, que assimilam muito bem o adestramento para obediência e muitos cães dessa raça se destacam nas provas", observa Wagner Coelho, criador há 10 anos pelo Canil D´Odara, de São Paulo. "A obediência do rottweiller é admirável. Ele sempre atende aos comandos do dono, mesmo que não tenha sido adestrado" acrescenta Eneida Barbieri, do Canil Zum Ritter, de Itapecerica da Serra (SP). É bom ressaltar que só o adestramento para a obediência é suficiente para ter um animal pra lá de alerta: o instinto para guarda é natural e reforçar essa característica através de um treino violento só gera animais perturbados. Na execução da tarefa de guarda, o rottweiller é implacável. "Quando ele dá o alarme, é porque alguma coisa está acontecendo", descreve Reginaldo Olívio, de Santo André (SP). "Se houver um invasor em sua casa, o rottweiller só atacará se tiver certeza de que pode pegá-lo, senão, late. Mas sempre avisa que vai atacar," finaliza o criador Reginaldo.
10º - Australian Cattle Dog - ilustre desconhecido
Para a maioria dos brasileiros, é um cão desconhecido. NO entanto, para americanos, canadenses e australianos, o australian cattle dog é um companheiro testado e aprovado nas fazendas, Os poucos que o conhecem no Brasil dizem que não poderiam esperar um desempenho melhor na lida com o gado. "Ter um cão desses trabalhando equivale a dois peões", diz Fábio Pinto da Costa, fazendeiro e criador da raça há 4 anos pelo canil Betel, de São Carlos (SP). O cão também é conhecido como boiadeiro australiano. A raça foi desenvolvida com a chegada dos primeiros colonizadores ingleses à Austrália, pois os cães de trabalho levados por eles não resistiam à longa jornada, em ambiente difícil e com clima quente. Para resolver o problema, os fazendeiros fizeram cruzamentos entre o collie blue merle escocês e o dingo, cão selvagem nativo australiano, robusto, rústico e com habilidade para conduzir animais. em seguida, foram adicionados o kelpie, o old english sheepdog, o pastor smithfield, o dálmata e o Bull terrier.
 "Por causa do (cruzamento original com ) o dálmata, os filhotes atuais nascem brancos e, com passar dos meses, adquirem a coloração adulta", conta o criador. "A mistura das raças significou a incorporação características desejáveis de cada raça, como a persistência, a determinação, o amor pelo trabalho e pelo dono e resultou em um cão robusto, compacto, corajosos, perseverante, determinado e resistente. E ele ainda não ladra enquanto trabalha", completa.
Além de ser um trabalhador incansável, o australian cattle dog é excelente companheiro. Leal, amigo e calmo, gosta de todos na casa, mas elege uma pessoa aquém se devota por toda a vida. "apesar de ser um cão de companhia, pois é calmo, dócil e além de tudo, toma conta da família e da casa. O único porém é que, por ser ativo, precisa de espaço para se exercitar", descreve Fábio.
Outras atividades são atribuídas à raça além da companhia e do pastoreio: o australian cattle dog pode atual também como cão de busca e salvamento, terapia para idosos e crianças e competições esportivas, já que assimilam comandos rapidamente. "eles aprendem as coisas depressa e adoram agradar o dono. Aliados à resistência física e à vontade de trabalhar, essas características altamente desejáveis para um cão que trabalha com o homem", elogia Fábio.
Vamos conhecer os demais classificados. ( Não fique triste se seu melhor pet estiver na lista abaixo, pois na nossa vida nem sempre nossos amigos são os mais inteligentes, mas o que vale realmente é a retribuição da nossa nossa amizade e a nossa lealdade.)

11 - Pembroke Welsh Corgi
12 - Schnauzer miniatura
13 - English Springer Spaniel
14 - Belgian Tervuren
15 - Belgian Sheepdog
16 - Collie
17 - German Pointer de pêlo curto
18 - Cocker Spaniel Inglês
19 - Brittany Spaniel
20 - Cocker Spaniel
21 - Weimaraner
22 - Pastor Belga Malinois
23 - Lulu da Pomerânia
24 - Irish Water Spaniel
25 - Yorkshire Terrier
26 - Schanuzer gigante
27 - Airdale Terrier
28 - Border Terrier
29 - Welsh Springer Spaniel
30 - Manchester Terrier
31 - Samoieda
32 - Newfundland
33 - Setter Irlandês
34 - Norwegian Elkhound
35 - Setter Inglês
36 - Norwick Terrier
37 - Dálmata
38 - Fox Terrier de pêlo liso
39 - Irish Wolfhound
40 - Australian Sheepdog
41 - Pointer
42 - Cavalier Kinh Charles Spaniel
43 - Husky Siberiano
44 - Bichon Frisé
45 - Greyhound
46 - West Highland White Terrier
47 - Dogue Alemão/Boxer
48 - Dauschound
49 - Malamute do Alasca
50 - Whippet
51 - Rhodesian Ridgeback
52 - Welsh Terrier
53 - Boston Terrier
54 - Skye Terrier
55 - Norfolk Terrier
56 - Sealyham Terrier
57 - Pug
58 - Terrier Maltês
59 - Italian Greyhound
60 - Chinese Crested
61 - Terrier Tibetano
62 - Old English Sheepdog
63 - Great Pyrenese
64 - São Bernardo
65 - Bull Terrier
66 - Chiuhahua
67 - Lhasa Apso
68 - Bullmastif
69 - Shih Tzu
70 - Basset Hound
71 - Mastiff
72 - Beagle
73 - Pequinês
74 - Bloodhound
75 - Bolzói
76 - Chow Chow
77 - Buldogue
78 - Basenji
79 - Afghan Hound

Nenhum comentário:

Postar um comentário