TRANSLATE

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Labrador Retriever


 
História
Na planície de Terra Nova (Canadá) existiam alguns cães que trabalhavam com os pescadores tanto puxando redes de pesca, quanto buscando peixes que escapavam entre as redes.
Eram basicamente de dois tipos: um maior e mais peludo, outro menor e de pelagem mais curta, este também conhecido como Cão de Saint John.
Esse cães foram levados para o Reino Unido, e alguns caçadores de aves (especialmente patos) descobriram que poderiam utilizar algumas das características desses cães para criar uma raça específica para a função. Mantiveram, através de acasalamentos selecionados, características como a vontade de buscar objetos, o gosto pela água, a pelagem grossa e resistente, a boca "macia" (que carrega objetos sem danificá-los), a docilidade e a obediência. Os cães menores e com pelagem mais curta eram mais aptos ao trabalho, já que cabiam melhor nos barcos pequenos, eram mais fáceis de serem içados de volta à embarcação e a água não congelava entre os pêlos, como ocorria com cães de pelagem mais longa.
Foram usados cães locais e cães de outras raças, além do Saint John. Eram selecionados os filhotes mais aptos ao trabalho.
Com isso chegou-se ao Labrador. No início, apenas os pretos eram reconhecidos. Como nasciam cães de outras cores nas ninhadas, alguns criadores se uniram e fundaram o Clube do Labrador Amarelo, que foi a segunda cor a ser reconhecida pelo TKC (The Kennel Club). Por último, reconheceram o chocolate, que também era comum, mesmo em ninhadas de pretos.
Assim, o local que originou a raça através da seleção é a Grã Bretanha. Apenas um conselho de criadores dessa localidade, sob aprovação do kennel club local, pode modificar as características descritas no padrão oficial.
Os labradores são excelentes companheiros e adoram estar perto dos humanos.
Estes cães onde outrora conhecido como "St. John's Dogs ", o Labrador Retriever é uma das raças mais populares do mundo. Labradores ficam maduros com cerca de 3 anos, antes desta idade têm uma energia ilimitada. O Labrador Retriever se classificam em várias cores diferentes, geralmente dourado, preto ou marrom. O nome deste cão é muitas vezes grafado como Retriever, Retreiver ou mesmo Retrever também. Temperamento Eles têm uma disposição amorosa suave, e são muito obedientes e treináveis, destacando-se também na detecção de drogas, ou como um guia para os cegos ou um cão de serviço para pessoas com deficiência. Eles instintivamente sentem prazer em segurar objetos em suas bocas. Eles são propensos a objetos de mastigação, se não treinados adequadamente. Eles adoram brincar na água. Embora alguns podem ser reservados na frente de estranhos, a menos bem treinados. Estes cães são mais como cães de guarda. É importante treiná-los cedo para não puxar a coleira, pois têm pescoço muito forte.

Saúde

Quanto à saúde, Labradores não costumam ter maiores problemas.
Deve-se ter muito cuidado ao adquirir um filhote, ou ao pensar em acasalar o cão que está em sua casa. A displasia coxofemoral (displasia da anca) e a displasia de ombros são duas doenças geneticamente transmissíveis, sem cura e que podem não apresentar sintomas (ou seja, seu cão pode ter e você nem desconfiar).
Ao comprar um filhote, deve-se ver as chapas de displasia (raios X) dos pais, mesmo que ambos pareçam saudáveis. Essas chapas são feitas depois dos dois anos de idade (quando o cão já está completamente formado) e por profissional veterinário credenciado pelo Colégio ou Ordem Veterinária local.
Alguns dos melhores criadores também testam se os cães (futuros pais e mães dos filhotes) têm algum problema cardíaco ou de olhos que possa ser transmissível aos bebês.
Como são cães pesados e grandes, deve-se evitar a obesidade (que sobrecarrega patas, pernas e coluna), piso liso e escadas (especialmente com filhotes).
Em países de clima quente, além das duas trocas anuais de pêlos, os Labradores acabam fazendo uma "muda contínua" durante todo o ano. Alimentação adequada e de boa qualidade, escovagens frequentes e poucos banhos com shampoo ou sabonete, melhoram um pouco a situação. Banhos de piscina ou de mangueira são liberados, mas o dono deve secar as orelhas e ouvidos para evitar otites.
Aparência e cuidados A pelagem é normalmente perto, curta e grossa. O Labrador Retriever requer cuidados semanais. Um banho mensal também é recomendado. É importante não se esquecer de certificar-se da orelha não ter nenhuma sujeira em si e para possíveis sinais de infecção ou Otites. Esta raça troca de pelo duas vezes por ano, ou durante todo o ano em um clima temperado. Labradores tem um grande apetite, comem alimentos de fácil digestão e não digeríveis, por isso um cuidado deve ser tomado para controle da dieta para evitar a obesidade. Eles vão estar muito bem em um apartamento, se eles se fartam exercício. No entanto, eles são tão ativos no interior, que farão melhor com um espaço ao ar livre para vaguear ao redor. Eles precisam ser levados diariamente para fazer caminhadas ou corridas para ser mantido feliz.
  • Expectativa de vida desta raça é 12-13 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário