TRANSLATE

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PERFIL DA RAÇA LABRADOR RETRIEVER

Labrador Retriever

O Labrador Retriever é o protótipo da raça tipo "família", com baixo a moderado nível de reatividade e agressividade, e com alto nível de obediência se treinado propriamente. Tranqüilo e gentil com crianças, o Labrador gosta de receber carinhos e brincar com toda a família. No caso do dono desejar ter todas estas qualidades, aliadas a uma maior proteção territorial (tomar conta da casa), o melhor é escolher um macho mas não espere nenhum "ataque" ao intruso, apenas muito barulho.

Naturalmente energéticos e alegres quando filhotes, o Labrador tende a se tornar muito mais calmo com o passar do tempo. Mas atenção, por falta de cuidado de alguns criadores, hoje já existem alguns destes cães que apresentam desvios de comportamento. Entre os mais comuns estão latir em excesso, descontrole e brutalidade nos movimentos, agressividade, agitação demasiada e ansiedade. Felizmente estes casos ainda são raros e o Labrador continuam sendo uma das raças mais adoradas em todo o mundo.

Brincalhões pela vida afora, os Labradores normalmente deixam seus impulsos destruidores de lado assim que chegam a idade adulta (mais ou menos 2 anos). Extremamente apegado aos donos, eles não se adaptam bem a solidão. Preferem viver num pequeno apartamento junto com sua "família" do que do lado de fora de uma casa sem companhia. Apaixonados pelo trabalho, estes cachorros facilmente escolhem como "predileto" aquele que os treinam. São inteligentes, adaptáveis, adoram exercícios mas sabem deitados aos pés de seus donos com o maior prazer.

Seu pêlo é praticamente impermeável, secando rapidamente ao ar livre. Uma boa escovada diária ajuda a remover os pêlos mortos e será aceita com grande prazer por estes animais. Um cuidado especial é necessário com a tendência que a raça tem de ser glutona e engorda muito além dos padrões razoáveis para cães saudáveis.

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Labrador ocupa a 7ª posição entre as raças mais inteligentes. Ainda segundo o autor, isto significa que eles estão entre as raças mais brilhantes em termos de obediência e também na execução de tarefas de trabalho. A maioria dos cães destas raças já demonstram sinais de compreensão de comandos simples após apenas 5 repetições e não precisam de muita prática para manter estes comandos. Quando os donos pedem para eles executarem alguma tarefa, eles obedecem logo da primeira vez em cerca de 95% dos casos, e além disso eles costumam responder a estes comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o dono esteja longe fisicamente.



Obs.: O gráfico acima é o resultado de um estudo realizado por Benjamin L. Hart e Lynette A. Hart, veterinários e Phd’s em comportamento animal, que entrevistaram dezenas de veterinários, treinadores e juizes de competições de obediência nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário