TRANSLATE

terça-feira, 20 de abril de 2010

Cão farejador recebe a mais alta condecoração militar

Após servir o Exército britânico no Afeganistão durante muitos anos, um cão farejador recebeu a mais alta condecoração militar já concedida a um animal no Reino Unido.  
Theo, um cão da raça labrador é o sexagésimo terceiro animal a alcançar uma honraria militar britânica. Porém, ele é o primeiro a receber a medalha “Dickin”, equivalente à “Victoria Cross”, a homenagem de maior importância concedida a militares no país.
O labrador, hoje com nove anos, está aposentado e vive como animal de estimação de uma família inglesa. Em setembro de 2008, Theo salvou a vida de muitos soldados, ao encontrar duas cadeias de bombas, escondidas na província de Helmand. Por conta de ações desse tipo, ele se tornou destaque entre outros vinte e cinco cães farejadores que serviam o Exército britânico, no Afeganistão.
Não há dúvida que esses animais são importantes aliados do homem nas ações de busca, resgate, investigação, entre tantas outras. E, da mesma forma que os militares são condecorados por seu méritos, nada mais justo do que também conceder a este herói, tal merecido prêmio.

Cães farejadores levados ao Haiti para auxiliar nas buscas

Nenhum comentário:

Postar um comentário